A população moçambicana estima-se em cerca de 20.5 milhões de habitantes, sendo 9.8 milhões do sexo masculino e 10,7 milhões do feminino. Como se pode notar, há uma ligeira diferença entre os efectivos dos dois sexos, com uma vantagem para a população feminina.
Desta população a maior parte reside nas províncias de Zambezia onde se estima possuir cerca de 19.3% e Nampula com cerca de 19.1%.
A religião em Moçambique se distribui na base da própria Historia desde os séculos XII a XV.
Visto que os Árabes foram primeiros a entrarem em Moçambique estabeleceram a sua religião no norte de Moçambique muito em particular em Nampula concretamente na Ilha de Moçambique onde embarcaram os primeiros árabes.
Enquanto que cristianismo entra em Moçambique no seclo XV a partir dos portugueses os quais embarcaram na província de inhambane.
Muçulmanismo
A religião muçulmana entra em Moçambique a partir do litoral da província de Cabo-delgado e Nampula nos seclos XII e foi descendo para o sul de Moçambique através da costa, as religiões eram expandidas as zonas comerciais onde a população se aglomerava a fim de proceder as suas actividades comercias. Nessa altura o povo moçambicano não professava nenhuma religião se não os mitos.
Cristianismo
A religião crista entra em Moçambique através a partir da costa moçambicana concretamente na província de Inhambane no séclo XV, mas faz-se sentir no período colonial. Na altura a religião Católica foi usa como meio de básico de obcecarem o povo moçambicano assim com nas outras colônias.
Os colonialistas portugueses usavam a religião para melhor controlo do povo indígena nas suas áreas de ocupação; no entanto o catolicismo atingiu a fase de ser de caractere obrigatório a sua professa ate que era lecionado nas escolas, visto que todas as escolas eram propriedades da igreja católica.
Depois da queda do império Romano assim como o regime salazarista surgiu a separação das igrejas de católica para Protestantes.
De acordo com os teólogos é protestada a as atitudes e a conduta da igreja católica romana e funda-se a protestante e evangélica das quais por sua vez possuem muitas denominações, pela sua constante separação.
Estatística da religião em Moçambique
A distribuição percentual da população de 5 anos e mais segundo a religião ou crença professada. A religião católica é a que mais crentes tem (23.8%). A igrja Evangelica/Protestante possui cerca de 16.2% enquanto que as pessoas sem religião estão quase compartilhando o primeiro lugar com 23.1%. É possível que uma parte destas pessoas pratique, de facto, alguma religião não organizada como, por exemplo, crenças animistas. Em terceiro lugar estão os muçulmanos (17.8%) e, quase ao mesmo nível, os que practicam a religião sião/zione (17.5%). A religião católica tem maior expressão tanto nas áreas urbanas como nas rurais. Entretanto, 25.4% das pessoas da área rural declararam-se sem religião o que constitui o maior grupo apresentado, Por fim, a religião sião/zione tem maior representação na área urbana enquanto a percentagem de muçulmanos é similar em ambas áreas.
seria bom se todos darmos mais atencao a historia mais desprezada no mundo, que O SENHOR JESUS CRISTO morreu para salvar nos dos nossos pecados,em vez de olharmos somente para a religiao,e muitas outras coisas que o mundo oferece...........
ResponderExcluir